- A França queria uma revanche com a Alemanha por causa da derrota sofrida na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71, e desejava recuperar a região da Alsácia-Lorena, perdida para os alemães naquele conflito.
- A Itália desejava incorporar as cidades “irredentas”.
- O Reino da Sérvia queria crescer.
Tríplice Aliança: Alemanha, império Austro-Húngaro e Itália.
Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.
O período que antecedeu a eclosão da I Guerra Mundial é chamado de Paz Armada, pois os países estavam fabricando armas, esperando um motivo para a guerra (o assassinato, em 1914, do príncipe herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando).
Guerra de movimento (agosto/novembro de 1914): Os alemães ocuparam quase toda a Bélgica e também o norte da França. Mas não conseguiram tomar Paris nem dominar a costa francesa no Canal da Mancha.
Guerra de trincheiras (novembro de 1914/março de 1918): Durante quase dois anos e meio, soldados ficaram morando em trincheiras em péssimas condições, enormes valetas com quilômetros de extensão protegidas por arame farpado, que impediam o avanço do exército inimigo.
- 11 milhões de mortos (destes, 8 milhões eram combatentes).
- Fim dos impérios Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Otomano e com isso novos países.
- Crise econômica generalizada, principalmente na URSS, Itália e Alemanha.
- Surgimento dos regimes totalitários, tanto de esquerda (comunismo) como de direita (fascismo).
- Ascensão dos EUA à posição de maior potência mundial.
O fim da Primeira Guerra Mundial está ligado ao início da Segunda, pois as perdas territoriais alemãs iriam servir de justificativa para o expansionismo nazista. Na foto, um desfile das unidades SS (força de elite da Alemanha Nazista).