o que você está achando do blog?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CHE GUEVARA


“Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados”
“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira”
“Deixe o mundo mudar você e você poderá mudar o mundo”

História de Ernesto Che Guevara De La Serna:
Ernesto Che Guevara nasceu em Rosário (Argentina) em 14 de julho de 1928 e faleceu em La higuera (Bolívia) em 9 de outubro de 1967.
Ele foi um dos revolucionários socialistas mais importantes de todos os tempos. Até hoje muitas pessoas o tem como símbolo de luta pelos direitos do cidadão, de rebeldia e inquietude para com as desigualdades sociais.

História de guerrilheira de El Che:
Che Guevara era um médico. Na década de 50, ele viajou, junto a seu amigo Alberto Granado, da Argentina até os EUA, de moto. Tal viagem mudou a vida de Che.
Na viagem ele viu a miséria, que viviam grande parte da população da América do Sul e Central, por isto decidiu que iria lutar pelos direitos destas pessoas.
Em 1954,no México, conheceu os irmãos cubanos Fidel e Raul Castro, que programavam um ataque contra o governo ditatorial cubano.
Guevara interessou-se pelo movimento e tornou-se médico de uma das tropas, desembarcando na ilha em 1956. Durante os três anos de batalha, ele foi abandonando a medicina e abraçando a vida de guerrilheiro.
Com a vitória do movimento revolucionário em 59, ele promulgou cerca de 400 sentenças de morte contra os adversários do novo regime.
Estabelecido o novo governo, Che tornou-se cidadão cubano, exercendo o cargo de diretor do Banco Nacional e Ministro da Indústria. Em um discurso na Assembléia Geral da ONU, em 9 de dezembro de 1964, Che Guevara afirmou: “Execuções? É claro que executamos! E continuaremos executando enquanto for necessário! Essa é uma guerra de morte contra os inimigos da revolução!”.
Ele foi para a Bolívia,onde acabou preso pelo exército local em 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte.
O fato de ter deixado o poder em Cuba para vir morrer nos confins da selva boliviana, tornou Che um símbolo de determinação e coragem.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Getúlio Vargas


Biografia
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em 19/4/1882, na cidade de São Borja (RS) e faleceu em 24/8/1954, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Foi o presidente que mais tempo governou o Brasil, durante dois mandatos. Foi presidente do Brasil entre os anos de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. Entre 1937 e 1945 instalou a fase de ditadura, o chamado Estado Novo. 

Revolução de 1930 e entrada no poder 
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís. Ele criou um modelo político e econômico, que não dependia dos grandes cafeicultores. Seus quinze anos de governo seguintes, caracterizaram-se pelo nacionalismo e populismo. Sob seu governo foi promulgada a Constituição de 1934. Fecha o Congresso Nacional em 1937, instala o Estado Novo e passa a governar com   poderes ditatoriais. Sua forma de governo passa a ser centralizadora e controladora. Criou o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) para controlar e censurar manifestações contrárias ao seu governo.
Perseguiu opositores políticos, principalmente partidários do comunismo. Enviou Olga Benário, esposa do líder comunista Luis Carlos Prestes, para o governo nazista.

Realizações
Vargas criou a  Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
GV investiu muito na área de
infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

O Segundo Mandato
Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do “Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás. 

O suicídio de Vargas
Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história : "Deixo a vida para entrar na História."  Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positiva, o que gerava muito descontentamento entre a população.

Conclusão
Embora tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A INFREÁVEL FRONTEIRA AGRÍCULA



A fronteira agrícola é uma faixa que determina o avanço da agropecuária, principalmente no cultivo de soja, sobre a floresta amazônica. Mesmo trazendo benefícios para a economia, o cultivo da soja é muito prejudicial ao meio ambiente já que causa uma grande destruição. O solo da Amazônia possui uma fina e única camada de nutrientes, portanto se esta for retirada, os minérios e sais presentes na terra acabam deixando o solo improdutivo e irreversível. O certo era deixar a terra descansar depois de colher a soja para recuperar os nutrientes perdidos durante a plantação, mas os latifundiários continuam plantando, visando somente o lucro.

Desmatamento de Florestas
Graças ao desrespeito e a depredação da natureza provocam consequências desastrosas.
A destruição de florestas e o aquecimento global ajudam na propagação de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue e a malária.
Ao invadir florestas o homem entrou em contato com vírus que não conhecia, como o HIV da aids, que espalhou-se pelo mundo a partir da caça de chimpanzés na selva africana.
Na Europa, EUA e em várias partes do mundo, florestas foram devastadas em nome do próprio progresso, para dar lugar a plantações, pastos, cidades, indústrias, usinas, estradas, etc.      

A Amazônia :
- É a maior floresta tropical do planeta.
- Estende-se por uma área de 6,4 milhões de quilômetros quadrados na América do Sul.
- Tem 20 milhões de habitantes (IBGE, 2000) e baixa densidade demográfica.
- Guarda cerca de um quinto das reservas de água doce do mundo.
- O Rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água.
- Megabiodiversidade : é rica em espécies vegetais e animais.
- A floresta absorve carbono diminuindo as consequências das mudanças climáticas globais.
- Enorme potencial de plantas a serem descobertas para uso farmacêutico, cosmético, químico, alimentar, etc.

quarta-feira, 16 de março de 2011

1ª GUERRA MUNDIAL, O INÍCIO DO SÉCULO XX.



Fatores específicos

  • A França queria uma revanche com a Alemanha por causa da derrota sofrida na Guerra Franco-Prussiana de 1870-71, e desejava recuperar a região da Alsácia-Lorena, perdida para os alemães naquele conflito.
  • A Itália desejava incorporar as cidades “irredentas”.
  • O Reino da Sérvia queria crescer.
Tríplice Aliança: Alemanha, império Austro-Húngaro e Itália.
Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia.
O período que antecedeu a eclosão da I Guerra Mundial é chamado de Paz Armada, pois os países estavam fabricando armas, esperando um motivo para a guerra (o assassinato, em 1914, do príncipe herdeiro do trono austríaco, Francisco Ferdinando).


O desenrolar do conflito
Guerra de movimento (agosto/novembro de 1914): Os alemães ocuparam quase toda a Bélgica e também o norte da França. Mas não conseguiram tomar Paris nem dominar a costa francesa no Canal da Mancha.
Guerra de trincheiras (novembro de 1914/março de 1918): Durante quase dois anos e meio, soldados ficaram morando em trincheiras em péssimas condições, enormes valetas com quilômetros de extensão protegidas por arame farpado, que impediam o avanço do exército inimigo.


Consequências da I Guerra Mundial
  • 11 milhões de mortos (destes, 8 milhões eram combatentes).
  • Fim dos impérios Russo, Austro-Húngaro, Alemão e Otomano e com isso novos países.
  • Crise econômica generalizada, principalmente na URSS, Itália e Alemanha.
  • Surgimento dos regimes totalitários, tanto de esquerda (comunismo) como de direita (fascismo).
  • Ascensão dos EUA à posição de maior potência mundial.
O fim da Primeira Guerra Mundial está ligado ao início da Segunda, pois as perdas territoriais alemãs iriam servir de justificativa para o expansionismo nazista. Na foto, um desfile das unidades SS (força de elite da Alemanha Nazista).