o que você está achando do blog?

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CHE GUEVARA


“Os grandes só parecem grandes porque estamos ajoelhados”
“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira”
“Deixe o mundo mudar você e você poderá mudar o mundo”

História de Ernesto Che Guevara De La Serna:
Ernesto Che Guevara nasceu em Rosário (Argentina) em 14 de julho de 1928 e faleceu em La higuera (Bolívia) em 9 de outubro de 1967.
Ele foi um dos revolucionários socialistas mais importantes de todos os tempos. Até hoje muitas pessoas o tem como símbolo de luta pelos direitos do cidadão, de rebeldia e inquietude para com as desigualdades sociais.

História de guerrilheira de El Che:
Che Guevara era um médico. Na década de 50, ele viajou, junto a seu amigo Alberto Granado, da Argentina até os EUA, de moto. Tal viagem mudou a vida de Che.
Na viagem ele viu a miséria, que viviam grande parte da população da América do Sul e Central, por isto decidiu que iria lutar pelos direitos destas pessoas.
Em 1954,no México, conheceu os irmãos cubanos Fidel e Raul Castro, que programavam um ataque contra o governo ditatorial cubano.
Guevara interessou-se pelo movimento e tornou-se médico de uma das tropas, desembarcando na ilha em 1956. Durante os três anos de batalha, ele foi abandonando a medicina e abraçando a vida de guerrilheiro.
Com a vitória do movimento revolucionário em 59, ele promulgou cerca de 400 sentenças de morte contra os adversários do novo regime.
Estabelecido o novo governo, Che tornou-se cidadão cubano, exercendo o cargo de diretor do Banco Nacional e Ministro da Indústria. Em um discurso na Assembléia Geral da ONU, em 9 de dezembro de 1964, Che Guevara afirmou: “Execuções? É claro que executamos! E continuaremos executando enquanto for necessário! Essa é uma guerra de morte contra os inimigos da revolução!”.
Ele foi para a Bolívia,onde acabou preso pelo exército local em 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte.
O fato de ter deixado o poder em Cuba para vir morrer nos confins da selva boliviana, tornou Che um símbolo de determinação e coragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário